Stock Car põe Brasília e Rio de Janeiro como incógnitas para calendário em 2023

Em entrevista exclusiva ao GRANDE PRÊMIO, o CEO da Vicar, Fernando Julianelli, deixou em aberto a participação das duas praças na próxima temporada da Stock Car. E confirmou que Interlagos sediará três corridas em 2023

A Stock Car corre contra o tempo para confirmar as praças que farão parte do calendário da temporada 2023. E duas pistas são as grandes incógnitas para fazerem parte das doze datas já pré-definidas para o ano que vem: Brasília e Rio de Janeiro.

Em entrevista exclusiva ao GRANDE PRÊMIO, o CEO da Vicar, Fernando Julianelli, deixou em aberto a possibilidade das cidades serem escolhidas para 2023. Sobre a capital federal, ele aponta que tudo vai depender da celeridade das reformas no autódromo.

“Eu tenho acompanhado muito de perto e estão colocando os maiores esforços para entregar o autódromo mais rápido possível, o projeto está pronto e aprovado na FIA. Mas existe uma burocracia muito grande e foram encontradas algumas dificuldades que não estavam no radar e, por isso, está mais devagar do que todo mundo imaginava. Mas não tenho dúvidas de que vai sair”, falou.

Banco BRB assumiu gestão do Autódromo Nelson Piquet em maio deste ano (Foto: Imprensa BRB)

O circuito, arrendado pelo banco BRB pelos próximos 30 anos, está longe da Stock Car desde 2014 e realizaria a final neste ano, mas não houve tempo para ficar pronto. Para Julianelli, a questão das reformas será resolvida em breve. “A pista terá condições boas de infraestrutura e a primeira fase vai ser entregue com o mínimo necessário para corrermos por lá, o que para o automobilismo brasileiro já é uma vitória. Em seguida, temos outros planos de construir outras fases para que possam acontecer outros eventos por lá.”

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

O Rio de Janeiro, por sua vez, voltou ao calendário em 2022 após uma década de hiato. Em um circuito de rua montado dentro do Aeroporto do Galeão, o “Circuito Cacá Bueno” deu à Cidade Maravilhosa a chance de matar um pouco da saudade dos fãs de Jacarepaguá, pista que hoje dá lugar ao Parque Olímpico.

Fernando confirma conversas para o uso da pista novamente, mas sabe das dificuldades em repetir a corrida nas mesmas condições encontradas este ano. “Lá é bem complexo, não depende simplesmente da nossa vontade, dos patrocinadores ou do governo, mas sim da ANAC, do Galeão, da Infraero, para encontrarmos um momento que possamos usar o circuito sem atrapalhar a operação do aeroporto”, justificou.

Daniel Serra venceu a corrida 1 no circuito do Galeão em 2022 (Foto: Marcelo Machado de Melo)

A rodada dupla carioca foi realizada no mês de abril e teve domínio da Eurofarma RC, com vitórias de Daniel Serra e Ricardo Maurício e só foi possível por conta das restrições à pandemia existentes naquele momento. “Como o aeroporto tem duas pistas, eles conseguiram operar durante a semana com uma só, eram reduzidos o número de voos. Mas agora, a cena é outra, e estamos no aguardo da resposta do Galeão.”

Entretanto, quem tem a confirmação mais do que garantida na temporada 2023 é o Autódromo de Interlagos. E mais do que isso: serão três provas durante o ano. Ao GP, Julianelli afirmou que pretende divulgar as praças escolhidas nos próximos dias.

“Tentamos ser os mais justos e criativos nas escolhas dos autódromos que existem. Temos circuitos sendo construídos em Chapecó, em Cuiabá, mas que não ficarão prontos para o ano que vem. Mas para todas as pistas, temos planos B e C caso não possam ser realizadas”, encerrou.

CEO da Vicar, Julianelli confirmou que Interlagos receberá três etapas da Stock Car em 2023 (Foto: Marcelo Machado de Melo)

A temporada 2022 da categoria termina no dia 11 de dezembro, com a Super Final em Interlagos. O GRANDE PRÊMIO acompanha tudo com cobertura completa.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.